Como fazemos?

TRATAMENTOS DENTÁRIOS

Fique a saber todos os procedimentos.





Procedimentos

TRATAMENTOS COMUNS


Termos comuns

GLOSSÁRIO


Aparelhos Dentários – Trata-se de um dispositivo médico utilizado na medicina oral cujo objetivo é solucionar o deficiente posicionamento dos dentes e dos maxilares, corrigindo dentes tortos ou sobrepostos e espaços indesejados.
Existem vários tipos de aparelhos dentários com distintas finalidades; o aparelho fixo composto por brackets de metal, o aparelho estético de cerâmica, o lingual, o Damon System e o Invisalign, de contensão ou os expansores. O mundo dos aparelhos ortodônticos é vasto e diverso, sempre adaptado a diferentes problemas e soluções.

Branqueamento Dentário – Existem várias técnicas, diversos materiais e produtos disponíveis nas clínicas dentárias. Desde que usados corretamente e com as devidas precauções permitem resultados muito eficazes e surpreendentes.

Colocação de implante unitário fixo – Este procedimento é o mais utilizado. Consiste na colocação do parafuso de titânio em substituição do dente perdido. Esta colocação é geralmente feita alguns meses após a perda. A prótese ou coroa de cerâmica é colocada dois ou três meses depois. Durante este tempo intermédio acontece a osseointegração. A coroa de cerâmica pode ser cimentada ou aparafusada ao implante.

Desvitalização ou Endodontia – Se a câmara de um dente estiver infetada por uma cárie ou sofreu um impacto, em alguns casos, a única forma de tratar o dente é através de endodontia ou desvitalização.
Quando a cárie atinge a polpa só existem duas opções:desvitalizar ou extrair. Numa cárie profunda ou provocada por outros ferimentos os tecidos moles de um dente podem ser infetados. No tratamento endodôntico, o dentista remove o tecido danificado ou infetado substituindo-o por um enchimento especial que suportará a estrutura dentária restante.

Extração Dentes – Normalmente o médico dentista aconselha tirar um dente quando este já está muito destruído e sem hipótese de qualquer outro tratamento. As extrações são inevitáveis ao longo da vida de um indivíduo apesar de todos os cuidados pessoais e a nível médico que o mesmo possa ter. A medicina dentária ao longo dos anos evoluiu muito assim como a técnica,as anestesias,os aparelhos de medicina dentária,os instrumentos utilizados,a abordagem dos profissionais de saúde.
Embora seja uma cirurgia simples há alguns procedimentos a ter em atenção.

Ortodontia – A ortodontia é uma especialidade da medicina dentária que faz a profilaxia, o diagnóstico e o tratamento de dentes que não se articulam de modo satisfatório. A ortodontia estuda e corrige dentes tortos e desalinhados. Corrige o osso do maxilar quando posicionado de forma incorreta. Corrige a “mordida” e dentes que não se encaixam corretamente.

Restaurações – As restaurações são escolhidas de acordo com a cor do dente de forma a mostrar uma aparência natural e harmoniosa.O material utilizado nas restaurações estéticas são a cerâmica e o compósito.Os trabalhos em cerâmica são enviados para laboratório e posteriormente colocados e adaptados pelo dentista.As restaurações em compósito são moldadas no dente em uma única sessão e na clínica Vita Centro.Compósitos de alta qualidade estão disponíveis em muitas graduações e luminosidades permitindo realçar a estética.

RX bite-wing: usado para pesquisa da cárie e da articulação dos dentes superiores com os inferiores, por região.
RX periapical: usado para pesquisa de focos dentários. É realizado um, para cada elemento dentário, quantas vezes forem necessárias.
RX Panorâmico: Usado para se ter uma visão geral do complexo da boca e a interligação com suas estruturas adjacentes, tais como seios maxilares, cavidades nasais e as suas possíveis implicações.
RX de ATM: Utilizada para se ter uma avaliação do Articulação têmporo mandibular ( articulação da mandíbula com o resto do crânio) e seus possíveis problemas
Documentação Ortodôntica: Conjunto de exames composto por radiografias, fotos e análises das estruturas ósseas do individuo que oferece informações ao profissional para determinar o melhor tratamento ortodôntico a ser efetuado, normalmente é realizado em clinicas especializadas.

Procedimentos Preventivos:

Aplicação de selante e profilaxia:  material usado na face da mastigação dos dentes permanentes de crianças até 14 anos a retirada da placa bacteriana, para prevenir o aparecimento da cárie.
Aplicação tópica de flúor: aplicação de flúor nas superfícies do dente, para tornar o esmalte mais resistente à cárie.

Cirurgia – (Extrações e outras cirurgias orais de menor dimensão).
Entre os procedimentos cirúrgicos:
Alveoloplastia: Intervenção cirúrgica para dar forma ao rebordo ósseo e prepará-lo para o suporte ósseo.
Apicectomia: Remoção de uma parte da raiz que apresente lesão que não pode ser curada por tratamento de canal. Em alguns casos é necessário fazer uma obturação do ápice do dente.
Exodontia simples de dente decíduo (de leite) e permanente: Extração de dentes que saíram normalmente.
Exodontia de dente incluso ou impactado (remoção de dentes presos): Dente que se encontra preso no interior do tecido ósseo dos maxilares, e por algum motivo não saiu.
Exodontia de dente semi-incluso: Extração de dente que não saiu totalmente e possui alguma parte ainda alojada no tecido ósseo.
Exodontia de Raiz Residual: Remoção de restos de raízes presas dentro do tecido ósseo ou presos à gengiva.
Frenectomia: Remoção de inserções musculares que possam estar dificultar o posicionamento de dentes ou confecções de próteses só que diretamente relacionadas ao músculo que faz as inserções labiais ou linguais.
Clínica geral: Tratamentos de cirurgia, radiologia, endodontia, dentísteria restauradora, periodontia.
Dentística: Obturações e restaurações em dentes.
Procedimentos da Dentística:
Restauração em Amálgama: recomposição de forma e função do dente. É  recomendado para dentes posteriores. Realizado com a utilização de um composto de limalha de prata, cobre e mercúrio.
Restauração em resina auto e fotopolimerizável: Consiste na recomposição da forma e da função do dente com material da mesma cor, permitindo uma restauração estética em dentes anteriores. Para isso, é utilizado um composto a base de quartzo ou endurecida sob ação de luz.
Diagnóstico: Exame bucal e elaboração do plano de tratamento.
Endodontia: Tratamento de canais.


ASSISTENTE – INFORMAÇÕES

Entre em contacto e tire as suas dúvidas com os nossos assistentes.


ESPAÇOS MODERNOS

Os nossos espaços estão bem equipados e confortáveis.


ASSISTENTE DENTÁRIO

Assistente dentárias qualificadas.


CHECK-UPS REGULARES

Faça Check-Ups regulares para sua própria proteção.






Mantenha-se em contacto

Telefone agora

Com um serviço de atendimento rápido em caso de emergência entre em contacto connosco para marcarmos a sua consulta com a maior brevidade possível.


CONTACTO EMERGÊNCIA

Ligue
963 184 422



MORADA LABORATÓRIO

Rua dos Cordoeiros,
Bloco A3430-027, Carregal do Sal



Siga-nos

Redes Sociais

Siga-nos nas Redes Sociais! Acompanhe os nosso feeds de notícias.



+ Serviços

Análises Clínicas

Newsletter // Registe-se e receba a nossa newsletter