Psicologia

LINA







Marque uma consulta com a Lina

HORÁRIO




Contacte a Lina

CONTACTOS


+351 963 184 422

geral@dentalsal.pt

MARQUE JÁ!

Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma ou atividade mental) e logía (estudo).

A Psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. Os comportamentos dos animais são estudados pela Etologia.

Grande parte das investigações em Psicologia são realizadas através do método de observação, sendo a observação sistemática, delimitada pelas condições do que se pretende observar, a mais utilizada. Em alguns casos, a observação é ocasional, isto é, não segue um plano pré-estabelecido.

O estudo da natureza humana é realizado desde a Antiguidade por pensadores, filósofos e teólogos, porém, esses estudos confundiam-se com a Filosofia. Sócrates, Platão e Aristóteles foram os precursores da investigação da alma humana.

A psicologia com orientação naturalista teve o seu apogeu no século XIX e pretendia assegurar as observações por via experimental. Esta orientação se aliou à fisiologia sensorial (J. Müller, H. Helmholtz) e à invenção de métodos psicofísicos de medição (E. H. Weber, G. Th. Fechner).

No final do século XIX, os pesquisadores da época começaram a concentrar os estudos nas investigações da “experiência consciente” (análise das sensações), através de pesquisas realizadas nos recém-criados laboratórios psicológicos.

O psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) foi o fundador do primeiro laboratório de psicologia experimental em Leipzig, Alemanha (1879). A psicologia experimental surgiu na Alemanha com Wundt e em França com Ribot, que se expandiu mediante a investigação do pensamento, da vontade, dos reflexos condicionados (Pavlov), da introdução da análise factorial (Ch. Spearman) e finalmente, da medição da inteligência (A. Binet).

A partir dessas investigações experimentais, deu-se a separação entre a Filosofia e uma nova disciplina que foi denominada Psicologia Moderna.

As correntes psicológicas hoje conhecidas foram originadas de três principais correntes: Gestalt (psicologia da forma), Behaviorismo (análise do comportamento) e Psicanálise (psicologia analítica).






Mantenha-se em contacto

Telefone agora

Com um serviço de atendimento rápido em caso de emergência entre em contacto connosco para marcarmos a sua consulta com a maior brevidade possível.


CONTACTO EMERGÊNCIA

Ligue
963 184 422



MORADA LABORATÓRIO

Rua dos Cordoeiros,
Bloco A3430-027, Carregal do Sal



Siga-nos

Redes Sociais

Siga-nos nas Redes Sociais! Acompanhe os nosso feeds de notícias.



+ Serviços

Análises Clínicas

Newsletter // Registe-se e receba a nossa newsletter